As Maletas das Sustentabilidade têm como objetivo sensibilizar e preparar as crianças e jovens para uma viagem de transição entre o atual modelo de exploração dos recursos da Terra e novos modos de atuação e interação com a natureza, cultivando-se assim novas competências e comportamentos que contribuem para a preservação do ambiente e para uma atitude sustentável.
As maletas estão dirigidas à população escolar (pré-escolar, primeiro ciclo e segundo e terceiro ciclos) e abordam temáticas relacionadas com o clima, a eficiência energética, a mobilidade sustentável, o consumo, a economia circular, o oceano e o património natural.
O projeto é promovido pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.
As Maletas encontram-se disponíveis em formato físico e em versão digital, acessível online.
Este Guia de Recursos aborda o projeto em geral mas centra-se essencialmente na utilização prática das maletas físicas.
Paralelamente, são disponibilizados materiais complementares, que podem, ou não, ser requisitados no mesmo momento das maletas: um jogo e um livro em formatos gigantes, preparados para serem vivenciados de forma coletiva por uma turma.
As Maletas da Sustentabilidade compreendem três maletas, sobre três temáticas distintas:
Os conteúdos abordados nas maletas visam contribuir para a prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 adotada na Cimeira da ONU, em Nova Iorque em Setembro de 2015, e que visam criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.
As maletas foram criadas e organizadas tendo por base dois princípios essenciais: a simplicidade e flexibilidade de utilização.
As maletas são ferramentas que se colocam à disposição do professor para que este possa abordar as diferentes temáticas em contexto escolar, e incluem um conjunto de atividade que podem ser usadas em múltiplos ambientes e contextos: na sala de aula, no exterior e em casa.
Na prática, o professor tem dois recursos distintos à sua disposição:
Para que o professor possa optar facilmente pelas atividades que deseja realizar, nas fichas são apontadas as diversas temáticas e objetivos, bem como o seu enquadramento com o programa curricular.
Há fichas de atividades que estão dirigidas ao professor ou educador, em que este expõe a atividade aos alunos, e fichas (disponíveis nesta página web) que deverão ser impressas e usadas diretamente e de forma individual ou em grupo pelas crianças e jovens.
Cada maleta está preparada para trabalhar uma das três temáticas (Desperdício Zero, Pegada de Carbono ou Arrábida Serra e Mar) e um público-alvo específico: Pré-escolar; 1º ciclo e 2º e 3º ciclos.
A abordagem aos temas é feita especificamente e individualmente para cada um dos três públicos-alvo, com recursos pedagógicos adequados a cada nível de ensino.
São nove maletas, três para cada tema; uma dirigida ao pré-escolar, uma ao 1º ciclo e outra aos 2º e 3º ciclos.
Nesta maleta específica, encontrará os conteúdos para um dos temas e públicos-alvo e tem disponível num capítulo deste guia uma Ficha centrada na metodologia a adotar e com indicações gerais sobre como trabalhar a temática.
Os recursos pedagógicos disponibilizados nas maletas variam, de acordo com a temática e o respetivo público-alvo a que estão dirigidas.
1 - Maleta Desperdício Zero
Maleta para o Pré-escolar
Maleta para o 1.º Ciclo
Maleta para o 2.º e 3.º Ciclos
2 - Maleta Pegada de Carbono
Maleta para o Pré-escolar
Maleta para o 1.º Ciclo
Maleta para o 2.º e 3.º Ciclos
3 - Maleta Arrábida Serra e Mar
Maleta para o Pré-escolar
Maleta para o 1.º Ciclo
Maleta para o 2.º e 3.º Ciclos
3 - Maleta Água para Todos
Maleta para o Pré-escolar
Maleta para o 1.º Ciclo
Maleta para o 2.º e 3.º Ciclos
Os recursos disponibilizados podem ser usados em ambiente de sala de aula, no exterior e em casa.
No entanto, há diversas atividades que podem ser desenvolvidas em dois ou mesmo três dos ambientes, nomeadamente na sala de aula e em casa.
O facto de serem propostas diversas atividades para sala de aula/casa teve como princípio dois objetivos prioritários: Permitir que certas atividades possam ser pensadas e trabalhadas individualmente num ambiente exterior à escola; e, facilitar um envolvimento dos próprios pais/cuidadores das crianças e jovens com estes, numa temática em que o tempo vem provando que a mudança de atitude e de comportamentos na sociedade depende muitas vezes na dialética entre as crianças e os adultos mais próximos.
Entretanto, as maletas disponibilizam um conjunto alargado de sugestões de visitas ao exterior nos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra, centradas direta ou indiretamente na temática do projeto (ver capítulo deste guia correspondente).
Como forma complementar, os professores podem requisitar o jogo gigante (transversal a todas as temáticas) dirigido ao primeiro ciclo e ao segundo ciclo, ou o livro gigante infantil, dirigido ao pré-escolar e primeiro ciclo (caraterísticas enunciadas mais à frente).
As fichas de atividades estão organizadas numa estrutura simples, com a informação a ser disponibilizada em campos específicos e facilmente percetíveis, abaixo descritos.
Cada maleta tem as fichas relativas à temática e ao nível de ensino correspondente.
Há três tipos de fichas distintos:
As fichas dirigidas aos professores encontram-se organizadas da seguinte forma:
Corpo superior da ficha
Corpo intermédio da ficha
Corpo inferior da ficha
As «Maletas da Sustentabilidade» têm definidos, à partida, diversos pontos essenciais à boa execução do mesmo:
Para atingir os objetivos, definiram-se alguns critérios base:
Tendo em conta o acima referido, e embora tenham sido definidos estes critérios gerais, optou-se por disponibilizar neste Guia de Recursos informação metodológica específica sobre cada um dos três temas e cada um dos públicos-alvo.
Embora o princípio seja o mesmo para todas as maletas (abordagem das temáticas através de fichas de atividades e jogos prontos a usar), a forma como estes são empregues e a ordem em que devem ser realizados varia.
No entanto, uma das caraterísticas das maletas é a sua flexibilidade e a possibilidade que dão ao educador ou docente de utilizar os recursos de acordo com as especificidades da turma, escola, tempo disponível, etc.
A mensagem base do projeto assenta na inclusão; pela chamada de todos a este desafio da sustentabilidade, e está expressa de forma clara na frase: «Vais querer ficar de fora?»
É alicerçado nesta frase de desafio que o projeto se desenvolve, «provocando» e incitando todos os alunos para que questionem os seus comportamentos e os alterem no sentido de novos modos de atuação e interação com o meio envolvente, particularmente com a natureza.
O polvo Ribas – a mascote do projeto
Para facilitar a aproximação aos públicos-alvo, nomeadamente aos mais novos, criou-se uma mascote. Foi assim que surgiu o polvo Ribas. Polvo, por ser uma espécie da região e incorporar algumas caraterísticas que levam a que atualmente se considere uma espécie bastante inteligente. Ribas, numa «aproximação livre» ao nome Arrábida.
Olá a todos.
Sou o polvo Ribas. Vivo nas águas da Arrábida e vou estar convosco neste desafio.
Mas qual desafio, perguntam vocês?
O desafio de construirmos um planeta melhor, onde todos possamos viver em equilíbrio com a natureza e com o ambiente.
Vamos aprender como podemos aproveitar melhor os recursos da terra. Vamos explorar temas como o clima, a sustentabilidade, a eficiência energética, a economia circular, o oceano, a mobilidade sustentável ou o património natural, como a Serra da Arrábida e a sua biodiversidade, aqui tão perto.
Todos juntos podemos mudar o planeta. Para melhor!
Anda daí. Vais querer ficar de fora?
As temáticas das maletas e os logotipos
Foram desenvolvidos logótipos específicos para cada uma das quatro temáticas que compõem o projeto «Maletas da Sustentabilidade», no sentido de facilitar uma associação entre conteúdos/temáticas.
Desperdício Zero | Pegada de Carbono | Arrábida Serra e Mar | Água para Todos
Os públicos-alvo e a identificação cromática
Aplicou-se uma cor específica para cada grupo, que é transversal a todo o projeto e maletas, independentemente da temática, tornando desta forma imediata a relação entre a atividade e o público-alvo a que está dirigida.
Pré-escolar | 1º Ciclo | 2º e 3º Ciclos
Cada ficha tem, a indicação entre a atividade e a sua relação com o programa curricular.
Paralelamente, nos campos «Temática» e «Objetivos» tem acesso às competências que se pretendem trabalhar.
Ainda neste Guia de Recursos, há um capítulo dedicado à relação entre os temas da maleta e a componente curricular.
O «Glossário da Sustentabilidade» foi desenvolvido com o objetivo de fornecer um conjunto de informações genéricas relacionadas com a temática.
É apresentado numa estrutura simples, que privilegia a fácil consulta, com os conceitos ordenados por ordem alfabética.
Os educadores e docentes podem através deste guia não só esclarecer uma dúvida pontual relativa a um determinado conceito, como podem, ter uma visão geral sobre todas as temáticas.
Os «links» têm essencialmente dois objetivos: fornecer fontes de informação sobre as temáticas a professores e alunos, para consultas gerais, bem como permitir a consulta de informação complementar no lançamento das atividades.
As maletas podem ser solicitadas à ENA – Agência da Energia e Ambiente da Arrábida por email, telefone, através do formulário existente nesta página (requisição gratuita) ou utilizadas na sua versão virtual disponível nesta página web.
Email: geral@ena.com.pt
Telefone: (+351) 265 546 194